Vários membros da seleção francesa que perdeu para a Argentina na final da Copa do Mundo foram submetidos a insultos racistas “odiosos” nas redes sociais, disse a Federação Francesa de Futebol (FFF) nesta terça-feira, acrescentando que pretende apresentar uma queixa legal. O abuso visado Kingsley Coman e Aurelien Tchouameni, que perdeu seus pênaltis na disputa de pênaltis, repetiu o que foi recebido por três jogadores da Inglaterra após a derrota na final da Euro 2020 para a Itália no ano passado.
Os chefes do futebol francês emitiram uma declaração contundente na terça-feira castigando os agressores, que usaram as redes sociais após uma final emocionante que viu a França recuperar de uma desvantagem de 2 x 0 e 3 x 2 para levar a decisão para os pênaltis. A equipe ganhou muito crédito com a maioria dos franceses durante o torneio e cerca de 50.000 os receberam na Place de la Concorde na segunda-feira em seu retorno do Catar.
“No final da Copa do Mundo, vários jogadores da seleção francesa foram submetidos a comentários racistas e inaceitavelmente odiosos nas redes sociais”, tuitou a FFF na conta da seleção francesa no Twitter. “A FFF os condena e apresentará uma queixa contra os autores dessas observações.”
Coman – cuja introdução no segundo tempo pelo técnico Didier Deschamps provocou um renascimento francês – já teve seu clube, campeão alemão, o Bayern de Munique, saltando em sua defesa. “O FC Bayern condena veementemente os comentários racistas feitos contra Kingsley Coman”, eles twittaram na segunda-feira. “A família FC Bayern está com você, King. O racismo não tem lugar no esporte ou na nossa sociedade.”
Os políticos foram rápidos em condenar o abuso com o Partido Socialista de oposição instando o FFF a apresentar uma queixa. Isabelle Rome, ministra da Igualdade e Diversidade, descreveu o abuso como “inaceitável”. “Eu condeno essas observações com o maior vigor”, ela twittou.
Esta não é a primeira vez que o time francês é alvo. Kylian Mbappé – que marcou um hat-trick na partida de domingo – foi abusado depois de perder um pênalti na derrota para a Suíça nas oitavas de final da Euro 2020.
Após a final do Euro 2020, jogadores ingleses jadon sanchoBukayo Saka e Marcus Rashford que são todos negros, receberam uma torrente de insultos online depois de não conseguir marcar seus pênaltis, já que a Inglaterra não conquistou seu primeiro troféu desde a Copa do Mundo de 1966. A polícia britânica fez várias prisões depois disso e um homem foi preso por 10 semanas.
Vídeo em Destaque do Dia
A alegria de Messi é a agonia de Mbappé quando a Argentina vence a França e conquista a terceira Copa do Mundo
Tópicos mencionados neste artigo
Leave a Comment